Câmeras registram passagem de meteoro explosivo em Irecê; veja vídeo


Foto: Reprodução/Clima ao Vivo

Na noite da última quinta-feira (18), câmeras registraram a passagem de um meteoro na cidade de Irecê. Os registros foram feitos em outras cinco cidades do interior baiano, além da capital.

As imagens foram feitas pelo Clima ao Vivo e encaminhadas ao Central Notícia/Correspondente do Blogbraga. O fenômeno aconteceu também nos estados de Sergipe e Pernambuco.

O que é um meteoro?

Conforme Marcelo Zurita astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explicou Zurita.

Veja o vídeo:

Fonte:
Blog Braga

Postar um comentário

0 Comentários