Barreiras-BA: COELBA flagra 30 ligações clandestinas durante operação na cidade


Foto: Divulgação/COELBA

Em operação de combate ao furto de energia, a Neoenergia Coelba identificou e removeu 30 ligações clandestinas nas margens do Rio de Ondas, no município de Barreiras, Oeste da Bahia. Entre as unidades flagradas estão seis bares e restaurantes. Contando com apoio da Polícia Militar, os técnicos da distribuidora realizaram o desligamento das unidades que estavam ligadas diretamente na rede elétrica, oferecendo risco à população e ao fornecimento de energia da região.

A operação na região ocorreu após análise do centro de inteligência da Neoenergia Coelba e de fiscalizações em campo. Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utilizou softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Crime e denúncias

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br), na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Fonte:
COELBA

Postar um comentário

0 Comentários